Plantio de Bambu

PLANTIO DE BAMBU

Segundo a EMBRAPA( 2013), no mundo, 76% das florestas primárias foram desmatadas, sendo que o principal motivo foi a ação do homem, com a sua expansão urbana,  agrícola, exploração mineral,  vegetal e animal.

Para a enciclopédia livre Wikipédia a história da humanidade começou com registros feitos pelo homo sapiens na Terra e se estende por aproximadamente mais de 5 mil anos. Neste período a nossa população mundial atingiu seu primeiro bilhão no início do século 19 e em 2011 ultrapassou os 7 bilhões, continuando em expansão, assim como o desmatamento.

Atualmente acompanhamos uma série de catástrofes ambientais, como secas, grandes enchentes, poluição da água, do ar e da terra. Segundo especialistas, isso é uma consequência do modo de vida do homem, que por meio do aumento da emissão de CO² na atmosfera provocou o aquecimento global e o desequilibro planetário.

Pela consciência do momento em que o Planeta Terra se encontra, temos como nosso serviço primordial o plantio de mudas de bambu, visto que este é uma gramínea rústica pioneira na recolonização de sistemas florestais e no paisagismo, promove a melhoria das condições ambientais aonde se encontra, é um dos maiores sequestradores e armazenadores de CO² da natureza e ainda produzir colmos, folhas, raízes e sementes que podem ser usados para atender a diversas necessidades humanas.

Nossa empresa oferece três tipos distintos de plantio de mudas de bambu:

1-    Jardim Zen:

Este tipo de plantio se aplica em paisagismo de pequenas áreas como jardins de inverno, jardins urbanos e outras formas em que o bambu é usado principalmente pelo seu caráter ornamental.

Neste plantio aplicamos ainda técnicas de paisagismo produtivo e usamos o bambu em consórcio com algumas mudas frutíferas e outras plantas ornamentais produzindo ambientes harmônicos e agradáveis.

2-     Plantio de Mudas de Bambu:

Este plantio se aplica a projetos de áreas com interesse na produção exclusivamente do bambu. Fazemos este plantio de acordo com o espaçamento adequado para cada espécie de bambu e usamos uma adubação orgânica e mineral.

3-    Plantio de Bambu com Agrofloresta:

A Agrofloresta é um método de plantio, no qual se consorcia uma grande diversidade de espécies de plantas como espécies florestais, espécies agrícolas e espécies de adubaçãoverde, com o objetivo de promover a dinâmica florestal. Como consequência ocorre o reflorestamento, bem como a produção de alimentos e outros produtos florestais.

Neste plantio usamos o bambu em consórcio com a Agrofloresta, obtendo além dos produtos da colheita do bambu, de produtos agroflorestais e o reflorestamento como um todo.