O Bambu

O bambu é uma planta da família das gramíneas, que cresce em diversos ambientes naturais. Esta planta especial hoje se encontra plantada em todos os continentes do planeta e existem mais de 1.300 espécies catalogadas, que se concentram nos países tropicais e subtropicais.

O bambu é classificado por duas características principais: pelo seu tamanho, sendo lenhosos e herbáceos e pelo modo de crescimento, sendo alastrantes aqueles que formam bosques e os entouceirantes, que formam touceiras.

Pela sua característica de renovação constante, produção contínua sem necessidade de replantio, alto crescimento e grande produção de biomassa não se conhece nenhuma outra espécie florestal que alcance esses índices. Existe uma espécie, Dendrocalamus Giganteus, que em condições adequadas, chega a crescer um metro por dia e atinge mais de 30 metros de altura, 30 centímetros de diâmetro, começa a produzir com 6 anos e continua por até 100 anos.

O bambu quando plantado gera uma série de benefícios para o ambiente, como a melhoria da qualidade do ar com produção de oxigênio e aumento da umidade, aumenta a permeabilidade do solo, a infiltração de água e gera um maior abastecimento dos lençóis freáticos. Promove ainda a restruturação do solo com a contenção, sombreamento e cobertura com matéria orgânica.

Desta forma, usa-se plantar o bambu para prevenir erosão, desbarrancamento de encostas e no paisagismo em geral, uma vez que esta planta tem uma beleza muito apreciada e forma uma proteção visual, contra o vento e o som.

Por suas características de rusticidade é uma excelente planta para recuperação de áreas degradadas, lembrando que após as explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki o bambu foi a primeira planta a reaparecer novamente.

No Japão o bambu é considerado uma planta sagrada e o Zen Budismo de lá acredita que o próprio Buda vive dentro do bambu. Assim o bambu é plantado em volta de seus templos, segundo eles trazendo proteção, harmonia e paz.

Além desses serviços ambientais o bambu vem sendo plantado com interesse econômico, visto que é uma matéria prima utilizada para produzir mais de mil utilidades como artesanato, utensílios domésticos, instrumentos musicais, móveis, na construção civil, na alimentação humana, na indústria de papel, de cosméticos, de tecidos e de energia.

Por todos esses bons motivos e ainda outros a nossa empresa se empenha em oferecer serviços e produtos sustentáveis, com qualidade e funcionalidade planetária,  sob a ética da Permacultura e relacionados à cultura do bambu, visando gerar uma condição planetária, a nível local, de Prosperidade, Harmonia e Paz.

Isso é um desafio no Brasil, visto que, aqui como em muitas nações do planeta, foi historicamente construído sob intensa exploração dos recursos naturais e das pessoas e não há no país o costume de utilização do bambu.

Mas, atualmente esta realidade vem mudando e o nosso país vem passando por uma transformação com o aumento da escolaridade e ao acesso à informação, gerando nesta parte da sociedade, uma conscientização do momento em que vivemos no mundo e da necessidade, para que continuemos a ter condições de vida, de mudar nossos hábitos e estruturas sociais para hábitos e estruturas sócio-ambientais, que contribuam com uma sociedade sustentável e com toda a vida no Planeta.

Nesse novo momento, em setembro de 2011 foi sancionada a lei 12.484 que institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico regional pelo incentivo à produção de colmos, brotos e serviços ambientais do bambu, com estímulos como crédito rural, assistência técnica, certificação de origem, incentivo à pesquisa, ao cultivo, ao comércio e ao intercâmbio de informações.

Assim, o Bambu vem ganhando destaque em um cenário de transição para uma cultura sustentável.

Autor: Lucas Santana Souza, diretor da empresa Permacultura Ilimitada.

Redes Sociais

Home     Serviços     Sobre Nós     Contato    Bambu     Ética

Brasília-DF / Jardim Botânico

permaculturailimitada@gmail.com

61 9694-9898 Whats